segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Espanando a poeira

Agora de volta e, como dizem os locutores esportivos: "em definitivo".

Aconteceu tanta coisa desde aquela primeira aula: fiz 7 peças, sendo 4 saias e 3 blusas, emagreci alguns quilos. Só o suficiente para perder as saias que fiz.

Mas não tem nada, não. Vou aprender a apertar as minhas roupas :)

Nesse período de afastamento mudei de casa e "perdi" o cabo para transferência de fotos do celular para o computador, o que provocou mais desânimo ainda para postar as minhas "obras-primas".

Assim, decidi por começar a mostrar tudo o que eu aprendi, passo-a-passo.



Projeto 01/2009 - Saia reta preta





Detalhe do zíper:






Cós anatômico:





Bainha feita à mão:





Essa é uma saia para trabalhar, com duas pences na frente e duas atrás. Pode ser confeccionada em crepe se for mais grosso, o forro é opcional.A minha fiz em bianchini (ou armani), custa em torno de 50 reais o metro aqui no DF. O forro foi de alpaseda (10 reais/m).


Medida do tecido: 80 cm de cada. A altura da saia é 56 cm, o resto é para o acabamento (cós anatômico, na verdade é sem cós, fica virado para dentro).


Materiais: Tecido, um zíper invisível de 20 cm, linha Drima (ambos da cor do tecido), entretela de tecido preta (a que parece um voal, não aquela dura. Alguns armarinhos dizem que é a italiana).


Fazendo o molde:


Materiais:

- Papel para molde. Se estiver amassado, passar a ferro. Dê preferência ao papel vendido em folhas porque já tem as laterais retas, se comprar em rolo precisa tomar cuidado para deixar bem reto, porque usa a lateral como referência.

- Lápis, borracha e régua

- Fita métrica

- Tesoura para papel

- Esquadro (esse aqui)

- Carretilha (parece aquela de cortar massa de pastel, custa uns 4 reais no armarinho)


Passo 1: Tirando as medidas

A fita métrica deve ficar ajustada ao corpo, sem apertar.


Cintura: Dividir a medida encontrada por 4. Ex: 70 de cintura -> cinto = 17,5


Quadril (medir na parte mais "alta" do bumbum): Também dividir por 4. Ex: 100/4 = 25


Comprimento da saia curta (medir da cintura até onde quer que a saia alcance, normalmente alguns centímetros acima do joelho). No exemplo: 56


Comprimento da cadeira: Medir a distância entre a cintura e o quadril, partindo de onde passou a fita métrica na cintura e chegando onde passou a fita nos quadris. Essa medida é feita pela frente do corpo e não pela lateral.





Passo 2: Preparando o molde


Com a régua fazer uma margem do lado direito e outra na parte superior do papel. Pode usar a largura da régua como medida ou 3 cm. Eu prefiro usar a largura da régua porque é mais fácil de deixar o risco ficar reto:





Passo 3: Modelando


Lembrete: A partir de agora a régua é usada somente para traçar retas, as medidas devem sempre ser feitas com a fita métrica.

* Fazer um retângulo com a medida do quadril na linha superior e a medida do comprimento na linha direita (25 x 56). Escrever FRENTE nesse retângulo.

* Na outra ponta do papel, fazer outro retângulo com as mesmas medidas. Escrever COSTAS.





* Riscar a linha dos quadris:





* Marcar na linha superior a seguinte medida: cinto + 2, no caso 19,5 cm. Pecisa acrescentar os 2 cm porque eles serão "roubados" pela pence. Eu gosto de marcar as duas medidas, a do cinto e os 2 cm a mais. Fazer isso nos dois retângulos. Nota: Nos dois retângulos a lateral é a da direita. A medida na FRENTE inicia no cruzamento das linhas superior e lateral desenhadas no esquema 1, no COSTAS a medida inicia no final do papel e vem em direção ao retângulo FRENTE.





* Marcar 1,5 cm na linha lateral dos dois retângulos.

* Ligar a marca do cinto + 2 com a marca do 1,5, utilizando o esquadro.





* Marcar a metade da medida do cinto original.

* Riscar uma linha paralela à lateral, uns 15 cm.





* Tamanho das pences: 10 cm na frente e 12 cm nas costas. Esse número é "cabalístico", só vai alterar se a pessoa for muito alta ou muito baixinha. O início da medida é na linha riscada com o esquadro:





* Marcar as pences, 1 cm de cada lado:





* Riscar as pences:





* Fechar o quadril (da linha comprimento da cadeira até o cinto) com uma curva leve, utilizando esquadro. Usar a ponta mais "gordinha" quando tiver quadril largo.





* Entrar 1 cm na medida do comprimento da saia (se quiser uma saia lápis) e ligar com a metade da distância até o final da curva do quadril. Se tiver perrna grossa ou muito quadril não deve fazer a saia lápis, a reta é mais indicada.





O esquema do molde é esse:





Passo 4: Recortar o molde e fazer o cós


* Após recortar o molde, marcar à mão uns 4cm da parte superior da saia, para fazer o cós. Colocar o molde sobre um retalho do papel e carretilhar para marcar. Recortar o cós.

Para ilustrar, fiz um molde em miniatura: Utilizei 2 cm para marcar o cós à mão na miniatura.

Atenção: Esse passo deve ser feito após o corte do tecido, porque deve fechar a pence no papel, com fita adesiva! No exemplo está com a pence aberta porque foi feito antes do corte.





Vídeo do molde para o cós:



Agora o molde está pronto.


Próximo passo: Transferir o molde para o tecido


Gostei tanto dessa saia que o projeto 02/2009 é o mesmo molde, utilizando uma sarja com strech verde. Ah! Em tecidos com strech você pode roubar 0,5 cm no contorno do quadril, pra ficar mais ajustado.





Até a próxima,


Pitanga